Uma dúvida em um grupo de Facebook. Corta para: um debate a respeito em outro grupo, desta vez no Whatsapp. Um pouco de quebração de cabeça e voilà! Temos um manual pra facilitar nossa vida ao exportar AAFs no Final Cut! Os montadores Alfredo Barros, João Velho e Helgi Thor […]
Leia MaisArtigos
Uma verdadeira aula magna de Walter Murch
Que tal ter uma espécie de aula magna sobre cinema, edição e documentário com Walter Murch, o autor de Num Piscar de Olhos? Pois é do que você vai poder desfrutar nesse post. Mesmo lamentando o fato de não haver tradução para português, achamos que seria valioso publicar esse material […]
Leia MaisA Apple e o vídeo digital – uma história que está longe de acabar
Quando o Final Cut Pro clássico foi descontinuado para dar lugar ao Final Cut Pro X há coisa de 3 anos atrás, muita gente achou que o compromisso da Apple com o desenvolvimento de computadores e soluções para criação de conteúdo audiovisual em nível profissional tinha chegado ao fim. Caso […]
Leia MaisO truque da Blackmagic e o futuro do vídeo digital
A Blackmagic Design, guardadas as proporções, está fazendo uma revolução muito semelhante à que a Apple operou na computação de uso pessoal, e Grant Petty, fundador e CEO da Blackmagic Design, aos poucos vai se consagrando como uma espécie de “Steve Jobs” do vídeo digital. Como a Apple nos seus bons tempos, a […]
Leia MaisA edição (quase) sem cortes de Hitchcock
Alfred Hitchcock é considerado um dos mestres do cinema com particular domínio excepcional das técnicas de montagem. Nesse post, você vai saber detalhes de um de seus filmes de longa-metragem mais comentados e curiosos exatamente por não conter cortes, ou melhor, quase isso.
Leia MaisA camera de Walt Disney e o After Effects
O que chamamos hoje de motion graphics tem sua etapa de síntese em computadores com um recurso básico e principal: o programa de composição de imagem em movimento.
Leia MaisOs precursores do motion graphics – parte 2
As aplicações de design gráfico para cinema e TV foram fundamentais para a evolução do motion graphics, sobretudo pela necessidade inerente de inclusão da tipografia escrita nos projetos, interagindo com as imagens. Obviamente, desde o cinema mudo, informações de texto aparecem na imagem temporalizada, não apenas em créditos de abertura […]
Leia MaisOs precursores do motion graphics – parte 1
Embora o motion graphics seja considerado como uma área de criação recente, ligada às novas tecnologias de computação gráfica e vídeo digital, suas raízes remontam a produções que vêm de muito antes dos tempos atuais. Dá até para falar em uma espécie de genealogia do motion graphics a partir de duas grandes […]
Leia MaisO que é motion graphics?
Tradicionalmente, existe, ao mesmo tempo, um tanto de desinformação e uma certa confusão em torno do que vem a ser motion graphics. Mas o que realmente estaria por trás de toda essa discussão?
Leia Mais